Unimos moda, inclusão e preservação ambiental
A Seringô nasceu no coração da Amazônia para transformar a moda em uma ferramenta de impacto socioambiental. Com um modelo de negócio inovador, utilizamos a borracha natural extraída de forma sustentável das seringueiras da região para criar produtos que preservam a floresta e garantem renda digna às famílias ribeirinhas.
Nosso propósito é fortalecer as comunidades tradicionais, valorizando sua cultura e seu conhecimento ancestral, enquanto promovemos uma moda sustentável, criativa e inovadora.
Moda, Inovação, Criatividade & Sustentabilidade
Na Seringô, a borracha ganha um novo significado. O seringueiro deixa de ser apenas um trabalhador sem autonomia e mão de obra barata, que produz uma borracha bruta, sem qualidade e sem valor, para se tornar um empreendedor, dono do seu próprio negócio.
Em um processo colaborativo, o marido coleta o látex, enquanto a mulher e os filhos transformam parte desse material em biojoias e artesanatos. O que sobra é convertido em borracha ecológica, utilizada na produção de calçados sustentáveis pela Seringô.
Essa transformação resgata a dignidade do trabalho extrativista, dá voz e poder às mulheres, garantindo proteção familiar, mais qualidade e valor agregado aos produtos, além de fortalecer a economia local e reduzir o impacto ambiental.
Processos e Produtos 100% Sustentáveis
Unimos conhecimento tradicional e técnicas artesanais transmitidas por gerações para trabalhar o látex dos Povos Originários, resgatando saberes ancestrais e adaptando-os ao presente. Esse processo valoriza a biodiversidade amazônica e se traduz em produtos de alta qualidade, 100% sustentáveis, inspirados na natureza e provenientes de fontes renováveis.
Em todas as etapas de produção reforçamos o nosso compromisso ambiental e social. Nosso objetivo é oferecer não apenas produtos de qualidade, mas também um modelo de consumo mais consciente e regenerativo.
Impacto Socioambiental
A cada compra, uma escolha sustentável.
Quando você escolhe a Seringô, não está apenas adquirindo um produto sustentável, mas também contribuindo para a inclusão socioeconômica de centenas de famílias ribeirinhas e para a preservação da Amazônia.
Nosso impacto em números:
1.565 famílias ribeirinhas impactadas na produção de borracha
85 comunidades tradicionais envolvidas
12 municípios do Pará beneficiados
156.500 hectares de floresta nativa preservados
Fundadores
A Seringô foi idealizada por dois visionários comprometidos com a sustentabilidade e a justiça social:
Francisco Samonek, tem 72 anos, Professor e pesquisador, Graduado em Letras, Mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais e Doutor em Gestão de Projetos Sociais. CEO da Seringô e Presidente do Poloprobio.
Maria Zélia Machado Damasceno, tem 68 anos, Cientista Social, artesã, coordenadora pedagógica dos projetos sociais executados pelo Poloprobio, curadora e sócia proprietária da Seringô.